quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dominando o Inimigo íntimo



 “  Em 1916, Freud assinou um artigo com um título instigante: "Os que fracassam ao triunfar". No texto, ele explica que por razões complexas, alguns indivíduos têm problemas em usufruir plenamente a satisfação de um desejo. Conseguir realizá-lo só traz angústia e ansiedade a eles, porque essa concretização vai contra algumas de suas crenças primordiais. É uma espécie de medo de ser feliz.  “ 


                        Auto- saboategem assim como está no dicionário são comportamentos repetitivos que temos durante a vida ,em sua maioria inconscientes que acabam por nos atrapalhar em vários aspectos: de nossas vidas . A maioria das pessoas não os percebe como automatizados e essa negação faz com que ela siga em frente, sempre sofrendo e repetindo o que a faz sofrer .

No processo de emagrecimento é muito comum seu surgimento sabe aquela velha história de uma pessoa que vai a médicos, tomou medicamentos, fez dietas , e diz que nunca consegue persistir a ponto de chegar ao peso desejado, ou simplesmente chega ao peso desejado e em pouco tempo volta a engordar .

A pessoa não percebe a presença da auto-sabotagem e culpa dietas , médicos a genética passando cada vez mais a não olhar para o seu empenho em um processo que deveria ser de sua responsabilidade e responsabilizando cada vez mais fatos alheios á ela ....

Evitar essas repetições destrutivas ...como tomar um pote de sorvete quando se sente insegura ou devorar uma barra de chocolate como compensação emocional pode ser muito difícil, porque estes comportamentos estão consolidados em nosso inconsciente.

Entretanto se a pessoa compreender sua compulsão começar a estar consciente neste processo e, a partir da sua consciência motivar-se poderá passar a se controlar e sua conduta ir se modificando.

Para ter sucesso no emagrecimento tornar –se consciente seu padrão de auto sabotagem é extremamente importante, eu diria que é o passo fundamental no caminho para superar estes comportamentos e conquistar a superação. Neste momento podemos considerar a auto sabotagem positiva pois ela nos sinaliza e aponta para algo que simplesmente não vai bem.

Outro aspecto á ser observado através da auto sabotagem é este receio da satisfação traz um conflito apontado por Freud em seu artigo em 1916, ( e que mais contemporâneo impossível o conflito está armado quando resumidamente uma parte da pessoa quer realizar o desejo, pois vê que as coisas precisam ser mudadas e outra metade não quer, por culpa, raiva ou acomodação, a inconsciente é geralmente reprimida, mas está lá.

Dar início a então um jogo de forças entre a parte consciente e inconsciente, entre desejo e pressão social, quem for mais forte ganha .

Neste caso encontram-se aquelas pessoas que engordam evitando assim ser desejada , escondendo-se por camadas de gordura ; ser bela e sustentar a beleza ou conviver com suas implicâncias dá um trabalho ......

Podemos através de percorrer a estrada da consciência emocional descobrir o que está por trás da auto-sabotarem em nossas vidas e ao fazermos perguntas a nós mesmas detectar tudo o que esta auto sabotagem pode dizer .


Neste caminho pessoal pelo emagrecimento ; travei uma batalha pessoal com minhas auto sabotagens
e pude percebê-las ao longo do trajeto e creio fielmente que sem estar consciente delas dificilmente iria superá-las elas são uma boa pista para saber em que direção mudar além de indicar caminhos para a superação .

Hoje meu desejo sincero é compartilhar com vcs esta reflexão para que mais pessoas sejam sinceras consigo mesmas e percorram o caminho da consciência ( homem de atenção Gurdjíeff ) e retirem assim os quilos de auto sabotagem que impeçam seu caminhar para sua realização, tenho certeza de que com um pouco mais de consciência o processo de emagrecimento irá ser bem mais leve e gratificante  afinal estamos combatendo o lado negro da força.

Sucesso meninas .usem a auto sabotagem como farol para ampliação da consciência