quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Transtornos alimentares - síndrome do comer noturno

síndrome do comer noturno



O que é:
As pessoas com a síndrome do comer noturno "atacam" a geladeira durante a noite. De acordo com Ellen Simone Paiva, médica e diretora-clínica do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional), esses pacientes têm dificuldades para atingir o peso ideal e fazer um planejamento alimentar, passam o dia sem comer e exageram durante a noite.

As "orgias alimentares" geralmente ocorrem na calada da noite, longe do olhar de censura de outras pessoas, e são acompanhadas por uma sensação subjetiva de perda de controle, seguida de culpa.

Diagnóstico:
Os pacientes com síndrome do comer noturno geralmente comem mais de 55% das calorias totais de um dia entre 8h e 6h da manhã;
Eles podem acordar várias vezes durante a noite só para comer;

Apresentam uma piora do humor durante a noite.

Tratamento:
A síndrome do comer noturno é uma combinação única de um transtorno alimentar, um transtorno do sono e um transtorno do humor. Embora não exista um tratamento específico, alguns medicamentos podem ser utilizados para ajudar no controle do comer noturno e nos sintomas depressivos que podem estar presentes.

A melhor alternativa é procurar psiquiatras, nutricionistas e psicólogos.

Onde buscar ajuda:

Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da USP)
Endereço eletrônico: http://www.ambulim.org.br

Grupo de apoio a pacientes com transtornos alimentares da Universidade do Grande ABC
Informações: (11) 4458-2578

Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente
Informações: (11) 5576-4360 ou (11) 5579-7387

Proata (Programa de orientação e assistência aos pacientes com transtornos alimentares)
Informações: (11) 5579-1543
E-mail: proata@psiquiatria.epm.br

Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional)
Informações: (11) 5579-1561
Endereço eletrônico; www.citen.com.br


Fonte :  Redação Terra

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Domando seu estresse

 Domando seu estresse





Estresse é uma reação  normal e saudável do nosso organismo, é ele que nos prepara para situações de luta ou fuga, sendo portanto, de importância vital para nossa sobrevivência.

  Usando um exemplo clássico, se você estivesse na rua e alguém gritasse: , com certeza seu corpo dispararia uma série de reações químicas, liberando uma descarga de adrenalina e nor-adrenalina, aceleraria seus batimentos cardíacos e sua frequência respiratória, preparando seus músculos para a ação imediata, permitindo que você escalasse o primeiro muro à vista, e só depois parasse para pensar como conseguiu subir lá.

Passado o susto, você desceria do muro, suas pernas tremeriam, seu coração e sua respiração se regularizariam e tudo voltaria ao normal. O homem das cavernas já vivia o estresse no seu dia a dia, na sua luta pela sobrevivência. Este estresse é positivo e desejável!

O que ocorre hoje em dia é que o estresse é desencadeado muito mais por situações emocionais do que físicas, são situações de disputas no trabalho, incertezas quanto à sobrevivência material, corrida contra o tempo, excesso de responsabilidade, demandas cada vez maiores em todas as áreas de nossas vidas, que nos levam a este estado crônico de estresse, não permitindo o desarme do mesmo. Isto gera o estresse negativo, que é a perpetuação do estado de estresse, este sim, extremamente perigoso pois acaba por alterar o organismo como um todo.

O estresse pode ser gerado tanto por situações familiares quanto por problemas e demandas no trabalho ou estudo, sendo bastante comum encontrarmos um somatório dos dois. Pode ser encontrado em todos os segmentos da sociedade, uma vez que a luta pela sobrevivência diária é muito dura nas classes menos privilegiadas e extremamente exigente na classes mais altas.

Aparece no universo infantil com o excesso de tarefas e atividades impostas às crianças, nos idosos extremamente estressados com a baixa renda da aposentadoria, e com as exigências cada vez maiores da vida atual, pode-se praticamente afirmar que quase todos os adultos apresentam algum grau de estresse negativo.

É bastante comum a pessoa estressada buscar mecanismos de escape como comer alimentos gordurosos e/ou calóricos, ingerir bebidas alcoólicas ou outras drogas na ânsia de relaxar, fumar excessivamente, mas todos essas “válvulas de escape” acabam se virando contra a pessoa, pois desequilibram ainda mais o organismo já debilitado pelo estresse. Elas podem inclusive agravar os sintomas, elevando a pressão sangüínea, aumentando os riscos cardiovasculares, trazendo conseqüências cada vez mais graves para a saúde do corpo, da mente, das emoções e do espírito.

Os sintomas iniciais do estresse são insônia, ansiedade, irritabilidade, resfriados e gripes repetitivos, e na seqüência podem aparecer gastrite e má digestão, queda de imunidade, alergias, elevação da pressão sangüínea, taxas de colesterol elevadas, aumento da gordura abdominal levando à várias outras desordens e síndromes.

É preciso uma atuação consciente de nossa parte para perceber estes sinais e procurar minimizá-los, pois o estresse cotidiano tende a permear todas as nossas atitudes. Quem não se percebeu andando rapidamente na rua mesmo sem necessidade de correr contra o relógio? Quem não devorou uma refeição sem ao menos se dar conta do que está fazendo? As emoções negativas dominam e o estresse negativo se instala! Toda emoção é química e como tal, altera a química do nosso organismo.

Como Modificar a qmica do Estresse

  • Sensibilizar as pessoas quanto às suas atitudes frente à vida, levá-las a perceber como interagem com os fatores estressores, o que costumam fazer que possa estar levando ao incremento do estresse e que transformações podem realizar em suas vidas para neutralizar e gerenciar da melhor forma possível o tão indesejado estresse negativo. 

  • O que estressa uma pessoa, necessariamente não estressa outra, ou seja, existe um fator absolutamente individual que dispara a reação de estresse e viabiliza a perpetuação deste estado. 
  • Estes fatores individuais podem ser identificados através da terapia ,  do autoconhecimento e minimizados através de   exercícios de relaxamento , meditação, fitoterapia, acupuntura auricular, massagens e terapia floral.

  • O somatório das técnicas  acima citadas permite alcançar o equilíbrio interno que possibilita uma transformação verdadeiramente surpreendente e duradoura, a pessoa se torna capaz de gerenciar seu estresse e mudar suas atitudes. 

  As indicações básicas para lidar com o estresse: 
  • investir em qualidade de vida, 
  • cuidar da alimentação , 
  •  praticar atividade física moderada, 
  • ter lazer,
  • desfrutar da companhia dos amigos,
  •  buscar o apoio da família, 
  • praticar alguma atividade social voluntária, 
  • Cultivar alguma crença espiritual, (ajuda a ter uma visão mais ampla das dificuldades ).

O mais importante é perceber-mos  que se não mudarmos nossas atitudes e nossos sentimentos, se não gerarmos uma química diferente, o ciclo do estresse se perpetua e começa a causar danos permanentes.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Gente light

Martha Medeiros: Gente light



Vou ao supermercado e observo o crescimento do setor de dietéticos. Abro revistas e me deparo com as exigencias de ter um corpo esbelto. 
As clínicas de cirurgia plástica estão com a agenda lotada de homens e mulheres esperando sua vez para lipoaspirar, contar, reduzir. 
A sociedade toda conspira a favor da magreza, e de certo modo isso é positivo, ser magro faz bem para a auto-estima e para a saúde. Mas não tenho visto ninguém estimular outro tipo de dieta igualmente necessária para o bem estar da população. 
Encontro suco light, chocolate light, iogurte light, mas pessoas light é raridade.
Muita gente se preocupa em ser magro, mas não se preocupa em ser leve. 
Tem criaturas aí pesando 48 quilos e é um chumbo. São aqueles que vivem se queixando. Possuem complexo de perseguição, acham que o planeta inteiro está contra eles.  
Não se dão conta de sua arrogância, possuem a certeza de que são a razão da existência do universo. Estão sempre dispostos a fazer uma piadinha maldosa, uma fofoquinha desabonadora sobre alguém. Ressintidos, puxam o tapete dos outros para se manter em pé. 
Não conseguem ver graça em nada, não relevam as chatices domuns do dia-a-dia, levam tudo demasiadamente a sério. são patrulhadores, censores, carregam as dores do mundo nas costas. Magrinhos, é verdade. Mas que gente pesada.
Ser minimalista todo mundo acha moderno, mas ser leve - cruzes! - parece pecado mortal. 

Os leves, segundo os pesados, não têm substância, não têm profundidade, não têm consciência intelectual: não são leves, e sim levianos. 
Os pesados não conseguem fechar o zíper das suas roupas de tanto preconceito saltando pra fora.
Não bastasse a carga tributária, a violência, a burocracia e a corrupção, ainda temos que enfrentar pessoas rudes, sem a menor vocação para se divertir. Diversão - segundo os pesados, mais uma vez - é algo alienante e sem serventia. 

Eles não entendem como alguém pode extrair prazer de coisas sérias como trabalho e família. Não entendem como é que tem gente que consegue viver sem armar barracos e criar problemas.
 

Eu proponho uma campanha de saúde pública: vamos ser mais bem-humorados, mais desarmados. Podemos ser cidadãos sérios e responsáveis e, ao mesmo tempo, leves. 

Basta agir com delicadeza, soltura, autenticidade, sem obediência cega às convenções, aos padrões, ao patrões. 
Um pouco mais de jogo de cintura, de criatividade, de respeito às escolhar alheias. Vamos deixar para sofrer pelo que é realmente trágico, e não por aquilo que é apenas um incômodo, senão fica impraticável atravessar os dias.

Dores de amor, falta de grana e angústias existenciais são contingências da vida, mas você não precisa soterrar os outros com seus lamentos e más vibrações. 


Sustente seu próprio fardo e esforce-se para aliviá-lo. 

Emagreça onde tem que emagrecer: no espírito, no humor. 


Martha Medeiros